Colunista

CUIDADOS E HÁBITOS PARA A SAÚDE DOS OLHOS

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio de visão, sendo que 60% desse número refere-se à cegueira e deficiência visual que, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados. Para prevenir problemas oculares, é importante manter uma rotina de cuidados, que vão desde a higienização até atitudes que evitam danos à visão. Assim, separamos algumas dicas eficientes para manter a saúde desse órgão tão importante mas que é muito sensível.


Evite coçar os olhos

Por ter uma estrutura sensível, a pressão nessa área pode provocar lesões e, ainda, doenças graves devido à grande quantidade de bactérias presentes em nossas mãos.


Maquiagens e seus cuidados

O ato de dormir sem remover a maquiagem ou utilizar produtos de terceiros pode ser muito prejudicial. Isso porque pode irritar ou, até mesmo, contaminar pelas bactérias dos pincéis.


Dose o nível de açúcar em sua rotina

O excesso de glicose no sangue pode causar problemas à visão, principalmente em portadores de diabetes tipo 1 ou 2. O único sintoma que o portador pode detectar são as vistas embaçadas, além de existir possibilidade de provocar hemorragia interna e, até mesmo, cegueira.


Pare de fumar!

O consumo de nicotina está associado a diversos problemas de saúde, como degeneração macular, catarata e danos no nervo óptico, sendo este capaz de causar cegueira irreversível.


Pratique atividades físicas

Além de auxiliar na saúde do corpo, os exercícios físicos contribuem, também, para que o acúmulo de vitaminas chegue aos olhos. Portanto, é ideal que a prática de esportes ou atividades físicas façam parte da rotina de cuidados.


Lave bem os olhos!

Pelo menos uma vez ao dia, é importante que as pálpebras, os cílios e os cantos sejam higienizados, removendo as impurezas, secreções e restante de maquiagem, a fim de evitar irritação ou uma conjuntivite indesejada.


Pisque mais os olhos

Piscar frequentemente os olhos lubrifica as córneas, evita o ressecamento dos olhos, coceiras e irritações sérias que possam comprometer a visão. Caso você utilize muito o computador, é importante que faça algumas pausas durante o uso, isso ajudará a descansar a vista.


Muito cuidado com as lentes de contato

As lentes precisam estar sempre higienizadas, antes e depois de usá-las. É recomendável que o estojo esteja sempre limpo para evitar o acúmulo de bactérias que possam contaminar as lentes, causando irritação ocular.


Coma mais peixe

O peixe é um alimento rico em ômega 3 e contém vitaminas A, B, D e E, essenciais à nossa saúde. Ao ingeri-lo, torna-se uma fonte de oxigênio, distribuindo para todo o corpo, inclusive para os olhos.


Visite o oftalmologista

É de grande importância visitar o oftalmologista regularmente ou sempre que surgirem sintomas fora do comum para prevenir problemas futuros. O profissional irá manter a saúde dos olhos através de exames preventivos.  

Dados do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Dra. Patrícia Kitayama
COLUNA SAÚDE DOS OLHOS: A médica oftalmologista proprietária da Clínica Cintila, em Jales/SP, fala um pouco sobre os problemas de visão e tratamentos

A VIAGEM DA NOSSA VIDA

Anterior

DELÍCIAS E DORES DO RUMO IGNORADO

Próximo

Notícias relacionadas